

Atividades anteriores à viagem
A preparação da visita de estudo inicia-se geralmente em março/ abril, aquando da inscrição no projeto. É também nessa altura que os pais/ encarregados de educação dos alunos tomam conhecimento do projeto, numa reunião marcada para o efeito.
Nesta última, para além da apresentação do projeto e das suas mais valias na formação e enriquecimento cultural dos jovens, discutem-se também os custos, financiamentos e estratégias.
Uma das formas encontradas pelos organizadores para a angariação de fundos consiste na venda de rifas, com sorteio agendado em novembro, antes da realização da viagem.
Para além desta atividade, comum a todos os alunos, existe também a possibilidade de arrecadar algum financiamento através da venda de snacks na “barraca” da escola, concedida pelo Conselho Executivo.
Os alunos podem associar-se em pequenos grupos e combinam entre si a produção/ venda dos produtos ( bolos, sandes, sumos, etc).
Gostaríamos ainda de incentivar os alunos a fazer algumas das especialidades alemãs, nomeadamente: bolo da floresta negra, bolo de maça, e outras iguairias, ex: Curry wurst, como forma de divulgar a gastronomia típica do país.
Para além da venda de snacks, pretendemos de igual forma estimular o espírito criativo dos alunos, através da execução de pequenos trabalhos manuais que poderão vender, divulgando, desta forma, uma das características do povo alemão, que se traduz no gosto que têm pela bricolagem ou basteln.
Os alunos realizarão ainda pequenos trabalhos de pesquisa sobre a cidade de Berlim (história, monumentos, edifícios e sítios emblemáticos) de forma a maximizar a experiência cultural da viagem.









